O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Siticom) garantiu acordo com o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) em 9% de aumento salarial para os funcionários do setor.
O reajuste salarial é de 6,91% a partir de maio e, em setembro, as empresas complementarão concedendo mais 2,09%, totalizando 9%. Os pisos salariais serão reajustados na mesma forma.
“Dentro de uma negociação como aconteceu esse ano, através de diálogo para que fosse consensual entre as duas entidades, seguindo uma condição da inflação nos últimos meses que foi de 6,76%, como não houve aumento ano passado, acabou passando essa diferença chegando aos 9%. Mas foi todo um trabalho pela comissão dentro de uma realidade que estamos vivendo. Foi uma negociação baseada na situação que estamos vivendo. Está dentro da realidade”, avaliou o presidente do Siticom, Vilmar Mendes Galvão.
O aumento salarial vai ser concedido para cerca de 2 mil funcionários, de aproximadamente 150 indústrias madeireiras em Sinop, Cláudia, Itaúba, Santa Carmen e União do Sul. O último aumento havia sido em 2019.