PUBLICIDADE

Sindicato adverte para possível falta de álcool nos postos

PUBLICIDADE

A perspectiva de oferta justa de álcool durante a entressafra, que prossegue até abril, tem preocupado não só o governo, mas também os revendedores. Para o presidente regional do Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de São Paulo) em Ribeirão Preto, Renê Abbad, deve faltar álcool nas bombas em março, segundo nota publicada pela versão online do jornal Diário do Grande ABC.

“A oferta está baixa na entressafra, com uma demanda crescente, pois é a primeira vez que temos os carros flex neste período”, disse. “Se continuar assim, o preço chega a R$ 1,70.”

A preocupação é compartilhada por Walter Amandio Basso, presidente da Associação dos Postos Revendedores de Combustíveis e Serviços de Ribeirão Preto e Região. Ele, no entanto, não aposta em falta de álcool na área de sua associação. “Aqui não, mas em outras regiões não sei, pois a procura está maior do que a oferta”.

A alta do álcool
Na última quarta-feira, o governo admitiu que poderá tomar alguma medida para segurar a alta dos preços do álcool. Uma das possibilidades seria reduzir o percentual de mistura de álcool na gasolina, atualmente em 25%.

Mas a medida pode ser descartada porque o preço final da gasolina, nesse caso, tenderia a aumentar, uma vez que o preço do álcool é inferior ao do derivado de petróleo.

A perspectiva de uma entressafra no centro-sul com oferta justa de álcool, após meses de demanda aquecida, é apontada por traders e analistas como um dos principais fatores para a alta.

O sucesso de vendas dos veículos flexíveis (abastecidos com álcool e/ou gasolina) elevou o consumo de hidratado em 2005.

A forte alta nos preços internacionais do açúcar nos últimos meses também colaborou para o aumento do álcool.

O indicador Cepea/Esalq para o hidratado encerrou a semana passada em R$ 1.007,32 o metro cúbico (sem impostos), com aumento de 1,53% frente à semana anterior.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE