Hoje é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC). Desde 1948, as cooperativas de crédito tem se reunido anualmente na terceira quinta-feira do mês de outubro para comemorar a história do movimento do cooperativismo de crédito e suas conquistas. Este ano, o Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito) escolheu o tema “Um lugar confiável para servi-lo” para embasar a celebração. O tema incorpora as razões pelas quais as 600 milhões de pessoas no mundo escolhem o cooperativismo de crédito para ter acesso a serviços financeiros confiáveis e acessíveis. Este ano, o Cooperativismo de Crédito deve se orgulhar por ser considerado instituições de resistência e excelência em serviços para os membros, mesmo em tempos de dificuldades econômicas.
Os serviços de comprometimento e confiabilidade oferecidos são apenas um exemplo do modo que o Cooperativismo de Crédito se difere dos tradicionais bancos e instituições financeiras que visam o lucro. O Cooperativismo de Crédito é bastante diferente também em sua filosofia e estrutura. Por mais de 150 anos, as uniões de crédito mundiais têm se orgulhado de colocar o ser humano antes do lucro para que todos os membros possam desfrutar dos seus serviços financeiros acessíveis. Como cooperativas financeiras não-lucrativas, as cooperativas de crédito investem seu lucro na ajuda aos membros. E para diminuir ainda mais os encargos e melhorar os serviços, os membros experimentam a diferença que vem através da nossa estrutura democrática, o nosso serviço diferenciado e as metas sociais que o Cooperativismo de Crédito reforça com a filosofia de “pessoa-ajuda-pessoa”. O Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito é para o Sistema de Crédito Cooperativo Mundial, a data que vem ao longo dos anos levantando a bandeira em razão das Cooperativas de Crédito de todo o globo.
O Woccu, órgão máximo do Cooperativismo de Crédito Mundial, e idealizador da comemoração DICC, como também do tema, acredita que são com atributos no patamar da confiança, da transparência, da união, do comprometimento, e da busca por melhores serviços financeiros, que as Cooperativas de Crédito vão conquistando o coração de mais cooperados satisfeitos. E isso, é sintetizado em cada tema, estando também explícito na temática da atual celebração.
O Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, 21/10, é a data escolhida pela instituição para lançar A Trajetória do Sicredi, coletânea e documentário que contarão a história de um dos principais sistemas de cooperativas de crédito do país e da América Latina. A iniciativa, de acordo com o presidente executivo do Sicredi e da Fundação Sicredi, Ademar Schardong, vem preencher lacunas históricas deixadas pela falta de registros documentais. “A Trajetória do Sicredi, além de preservar nossa memória corporativa e de servir como fonte de consulta, é uma oportunidade para destacar o trabalho de diferentes personagens que se dedicaram e se dedicam ao sucesso do Sicredi. Foram mais de 40 depoimentos de associados, colaboradores e demais agentes envolvidos no processo de formação e consolidação do Sicredi”, explica.
O conteúdo do livro vem dividido em nove fascículos, com três blocos de informação. O primeiro deles trata da Memória Histórica do Sicredi, desde o surgimento do Sistema, a retomada das cooperativas de crédito e a sua expansão a partir das resoluções contidas na Constituição de 1988. O segundo aborda a Organização Corporativa do Sicredi, passando pelo modelo de gestão das cooperativas e a consolidação do Sistema de Crédito Cooperativo.
E o terceiro bloco apresenta os Visionários do Sicredi, trazendo os desbravadores que deixaram sua marca na criação do Sistema e a opinião de personalidades ligadas ao universo cooperativo. O documentário, disponível em DVD, traz seis episódios que mostram a linha do tempo do Sicredi, com depoimentos de personagens fundamentais em sua história. O projeto A Trajetória do Sicredi foi desenvolvido pela Fundação Sicredi e pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RS). O material poderá ser acessado no site do Centro de Informação & Memória Sicredi, a partir de novembro.
O Sicredi é a sigla representativa de um conjunto de 127 Cooperativas de Crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a rede de unidades de atendimento (mais de 1.000 unidades de atendimento), distribuídas em 877 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas estão organizadas em cinco Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios.