Sinop e região já podem apreciar uma nova cerveja do conceito “artesanal”. É a SEVERA, que começou a ser produzida recentemente. A cervejaria foi instalada no Jardim Celeste, tem capacidade de produzir até 2 mil litros dia e comercializará dois tipos de cerveja: a pilsen e a de trigo. A fábrica, com equipamentos de última geração, tem estrutura de armazenamento para 19 mil litros e já está preparada para dobrar o armazenamento, que deve ocorrer quando iniciar o processo de envasamento em garrafas ainda este ano. A perspectiva inicial é comercializar 10 mil litros de cerveja em barril (nacionalmente conhecido como chope) até o metade do ano.
“Foi criada uma receita de cerveja para agradar estes consumidores de cervejas largers comerciais. Uma cerveja leve, de baixo teor alcoólico e refrescante. Tivemos a preocupação de criar uma receita que fosse a realidade da nossa região, extremamente quente, onde se espera um produto que se possa consumir gelado e que traga um sabor diferenciado, sem adição de conservantes e cereais não maltados”, explica o cervejeiro Fabian Kertischka, que é nascido na Alemanha e veio de Blumenau (SC) para criar a SEVERA.
“Acreditamos no potencial do mercado mato-grossense, vislumbrando uma fatia pequena do mercado dominado pelas cervejas comerciais de massa. Com tantos apreciadores de cerveja, espalhados nos quatro cantos do planeta, surgiram as variações de cervejas que hoje podemos apreciar. E esse é o papel das micro-cervejarias que se espalham de modo avassalador pelo mundo, com receitas elaboradas pelos mais aficionados cervejeiros locais”, acrescentou.
O empreendimento não contará com bar anexo, pois a comercialização será com comerciantes do ramo gastronômico assim como conveniências e entregas a domicílio. “Não queremos fazer concorrência com os nossos parceiros comerciais. O foco inicial é a produção. No local será comercializada uma pequena quantidade para degustar em sua casa, growlers pets de 1,9 litros, que serão envasados na frente do cliente”, destaca o cervejeiro.
Fabian e o sócio Haroldo Pedro Gianezini Junior também planejam uma APA (American Pale Ale) que tem teor alcoólico em torno de 5% com quantidades significativas de lúpulo.