O Procon Mato Grosso divulgou o balanço de pedidos de providências feitos por consumidores, mês passado. Foram 2.247. No Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), houve 1.350 registros e, no atendimento online, 897. A categoria de serviços essenciais lidera o ranking com 846 reclamações, sendo na área de energia elétrica 446 atendimentos, lidera água e esgoto 202 registros e telefonia celular, com 117 reclamações.
O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor produtos, com 179 reclamações com 32 procedimentos para a categoria artigo para festa, 29 para telefone e 10 para carro nacional zero. Assuntos financeiros ficaram em terceiro lugar, com 162 registros, 54 envolvendo cartão de crédito, 34 bancos comerciais e 23 para as categorias cartão de loja e financeira, que estão empatadas.
Na plataforma www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 897 reclamações em Mato Grosso, em dezembro. A área ‘telecomunicações lidera o ranking, com 361 registros. Em segundo lugar estão serviços financeiros, com 242 reclamações e em terceiro, produtos de telefonia e informática, com 108 registros.