O setor de serviços teve uma variação negativa, em setembro, em Mato Grosso. Dados divulgados, nesta quarta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a retração, no Estado, entre setembro e agosto, foi de 2,3%. Já outros dois dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) mostram que o setor cresceu este ano, em Mato Grosso. No comparativo com setembro do ano passado, a alta no volume de serviços foi de 1,8%, no último mês. Já no acumulado de janeiro a setembro, o setor estadual movimentou 1,1% a mais.
No Brasil, conforme dados da Agência Brasil, o setor de serviços teve uma variação negativa de 0,3% em setembro na comparação com agosto. Houve, por outro lado, crescimento de 0,5% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em 12 meses, o volume de serviços acumulou uma queda de 0,3%. Já quando são considerados apenas os meses desde janeiro de 2018, a queda é de 0,4%.
Três das cinco atividades pesquisadas no setor de serviços tiveram queda em setembro. Os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio caíram 1,3% e os serviços profissionais, administrativos e complementares, 1,4%. A atividade outros serviços teve queda de 3,2%.
A retração foi segurada pelos serviços de informação e comunicação, que subiram 0,4%, e pelos serviços prestados às famílias, que tiveram alta de 1,4%. Entre esses cinco grupos de atividades, apenas os serviços de transporte, serviços auxiliares aos transportes e correio acumulam alta nos últimos 12 meses, com um crescimento de 2,6% no volume de serviços.
A queda no setor de serviços se disseminou em 22 das 27 unidades da federação. O Rio de Janeiro foi o destaque negativo, com queda de 2,5% em setembro. Já São Paulo teve a principal variação positiva, de 0,3%.