O setor de serviços essenciais, que compreende água, luz e telefone, liderou o ranking das reclamações no Procon de Sorriso. De janeiro até a última sexta-feira (29 de maio) foram 260 registros. Neste universo, somente a Brasil Telecom ( empresa de telefonia convencional e serviços para internet) somou 117; a Cemat (concessionária de energia) recebeu outras 32 e a companhia de águas ficou com 17.
A área de produtos (envolvendo as relações de compra e venda) ocupou o segundo lugar com 131 manifestações pelos clientes. Já os serviços privados, 28, a saúde 4 e habitação 2. O Procon alerta para que consumidores fiquem atentos pelos serviços contratados por meio de telefone ou internet. O coordenador Gilmar Ribas de Campos explica que, no município, tratando do quesito telefonia, muitas das reclamações partem daqueles que adquirem os serviços sem firmar contratos impressos.
A orientação é sempre exigir o maior número de informações acerca do serviço oferertado. Anotar as descrições e pedir propostas nunca é demais, aponta o responsável. “O próprio consumidor tem que se policiar. Quando produtos são vendidos por telefone ou internet, deve-se garantir de que ele [empresa] mande algum contrato, proposta. Se por telefone é difícil de conseguir, repita as informações repassadas, confirme-as, escreva-as no papel”, declarou, ao Só Notícias.
Os números divulgados pelo Procon referem-se exclusivamente às reclamações e não levam em conta quais destas que se tornaram processos. Gilmar salienta ainda que entre 40% a 50% dos registros têm sido resolvidos com a intermediação do Procon, antes mesmo da audiência.
Quando a empresa reclamada se manifesta somente por meio de audiências, elas levam média 25 a 30 dias.