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Setor de produtos lidera ranking de reclamações em janeiro no Estado

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A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT) fez o balanço das reclamações do primeiro mês do ano. Somente em janeiro foram mais de mil reclamações, tendo o setor de produtos como o vencedor do ranking.

Através do Sindec – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor -, foram encontrados os registros de atendimento feito pelos Procons com relação às demandas apresentadas pelo consumidor. Foram 1.184 registros, sendo que, 36,66% estão no setor de produtos. O produto que apresenta maior índice de reclamações é o telefone, podendo ser convencional ou móvel. Muitos reclamam da garantia e a falta de peças para reposição no mercado.

Em segundo lugar no ranking está o setor de serviços essenciais, com 32,26% das reclamações. O serviço de água e esgoto aparece como primeira da lista e os demais serviços na seguinte ordem: telefonia celular, telefonia fixa e energia elétrica. A maior parte das reclamações refere-se à fatura, seja por cobrança indevida ou abusiva.

Assuntos financeiros foi o setor que ocupou o terceiro lugar na colocação, com 16,05% das reclamações. Neste setor, os bancos comerciais são os mais reclamados por cobrança indevida e não cumprimento do contrato (rescisão ou irregularidade). Cartão de crédito em segundo, por cobrança indevida e envio de produtos ou serviços sem prévia solicitação. Banco de dados em terceiro, onde os consumidores reclamam por constar o nome negativo indevidamente nos bancos de dados (SPC, CCF e Serasa).

O setor de serviços privados ficou na quarta colocação do ranking, sendo que, dentro desta área, as escolas são as mais reclamadas pelo não fornecimento de documentos e cobrança abusiva ou indevida. Telefonia celular em segundo, pelo serviço não fornecido e os estabelecimentos comerciais em terceiro, também por cobrança abusiva ou indevida.

A saúde ficou com a quinta e última colocação no ranking das mais reclamadas no Procon, com 34 reclamações referentes ao convênio de assistência médica e odontológica, por não cobrir certos atendimentos com o convênio.

Não foram registradas reclamações em relação à habitação e alimentação.

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