PUBLICIDADE

Setor comemora redução de mais de 40% no ICMS para máquinas pesadas em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

O setor automotivo comemora a sanção do governador Pedro Taques, da lei que equipara a outros Estados a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), incidente sobre máquinas e equipamentos da chamada linha amarela, que abrange as máquinas pesadas utilizadas na construção civil, realização de rodovias, mineração e agricultura. Ao todo, 28 tipos de máquinas e equipamentos foram contemplados.

O diretor da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos, da regional de Mato Grosso (Fenabrave-MT), Paulo Boscolo, explicou que o ajuste fiscal consiste num desconto de 41,18% na base de cálculo de ICMS nas operações internas com máquinas e equipamentos, fazendo com que o Estado passe a praticar a mesma alíquota de 7% que o Estado de Goiás.

Atualmente, cerca de 400 máquinas são comercializadas e a expectativa é que este número dobre em médio prazo. “Com esta sanção, o governo concede ao segmento de linha amarela competitividade, garantindo mais emprego, arrecadação e fomento à economia de Mato Grosso, já que a equiparação fiscal fará com que mais máquinas sejam compradas aqui”, destacou Boscolo, por meio da assessoria.

“Para se ter uma ideia da importância desta aprovação, obras de construção de rodovias eram realizadas com máquinas compradas em outros Estados. Hoje, 70% dos maquinários são comprados fora. Agora teremos mais clientes comprando, gerando divisas e mão-de-obra aqui”, ressaltou.

O diretor da Fenabrave-MT representante do segmento de Linha Amarela, José Eduardo Tomaz, explicou que o Estado de Mato Grosso já perdeu várias construtoras e locadores para Goiás, São Paulo e Paraná. “Estamos muito contentes com esta notícia. Com o ajuste da alíquota, isso não vai mais acontecer. A expectativa é de que as vendas na rede linha amarela comecem a crescer ainda este ano”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE