O prazo para a operacionalização do Fundo de Financiamento de Recebíveis do Agronegócio (FRA) poderá ser adiado para 30 de setembro. A expectativa é que a prorrogação conste da Medida Provisória (MP) contendo as regras para a renegociação das dívidas agrícolas, a ser publicada na próxima semana. Pelo prazo original, as contratações poderiam ter sido feitas até quarta-feira desta semana.
O diretor administrativo da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), Ricardo Tomczyk, informa que a previsão é que a MP seja publicada na terça-feira da próxima semana. O texto da medida terá as normas para o alongamento do pagamento das parcelas de secutiritização, Pesa e também a redução dos juros, por exemplo.
“A prorrogação do FRA é fundamental para que mais contratos possam ser renegociados, pois até onde sabemos o número da operacionalização estava abaixo da quantidade apta a contratar o fundo”, lembra Tomczk, ao ressaltar que o adiamento ainda não tem uma posição oficial do governo.
O diretor administrativo da Aprosoja informa ainda que o
Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e técnicos da pasta estão convencidos de que houve falha na resolução 3.563 do Banco Central, contendo as normas aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) na quinta-feira.
Agora, o processo de convencimento será junto ao Ministério da Fazenda, para que a maioria dos produtores mato-grossenses seja incluída na resolução.