Nos últimos meses o número de devedores inclusos nos serviços de proteção ao crédito estão aumentando em Sorriso. De acordo com os dados da Associação Comercial de Sorriso (ACES), nos meses de setembro e outubro os números tiveram um aumento de em média 45% em relação aos outros meses.
Mas, mesmo com o segundo maior índice de inadimplência no município registrado em setembro, o mês também teve o maior número de baixas no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e Serasa. Foram 2.059 inclusões e 876 baixas.
O mês de outubro obteve o maior número de devedores incluídos nos serviços, 2.304 registros. Desde janeiro já foram 14.481 inclusões. Registrando um aumento de 14% em relação a 2004, em que foram 12.484 devedores inclusos.
Outro dado que revelado pela associação foi o aumento nas consultas nos sistemas pelas empresas, que estão buscando reduzir a inadimplência, também adotando como estratégia faazer vendas seguras. Nos últimos meses a média foi de 1.655 consultas ao mês. Outubro teve o maior registro, em que foram 2.062 consultas. Só no Serasa foram 1.204.
Esses números se repetem em outros municípios, refletindo a atual crise que toda a região está enfrentando, principalmente no setor madeireiro e no agronegócio.