A Prefeitura de Sinop fez ma tarde da última quarta-feira, 19, o encerramento do curso “Colher na Massa”, voltada para a formação profissional de eletricista e instalador predial, assentador de revestimento cerâmico, pintor de obras e assentador de tijolos.
Os cursos oferecidos para os sessenta alunos têm como principal objetivo das entidades a qualificação profissional. ”Vocês conhecem a realidade de Sinop e sabem o quanto a Cidade cresce a cada ano, e a construção civil cresce junto. Por isso esses cursos foram de suma importância para garantir emprego para todos vocês” disse a secretária de Assistência Social Trabalho e Habitação, Renata Leitão.
As aulas práticas dos cursos aconteceram na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Sinop. O trabalho dos alunos, além de ser aperfeiçoado também ajudou a deixar a associação mais bonita. “Vocês além de estarem qualificados também colaboraram com os nossos associados” relatou o presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Sinop, Antônio Gracia.
Wagner Souza participou do curso de assentador de revestimento cerâmico. Para ele a oportunidade de aperfeiçoar sua mão-de-obra foi única. “O que eu aprendi aqui ninguém nunca vai poder me tirar. Eu já trabalhava na área, mas aqui aprendi muitas coisas novas que só valorizam meu trabalho” relatou o aluno.
A secretária de Assistência Social entregou para Antônio Grafia o recurso arrecado na barraca da Secretaria de Assistência Social durante a Exponop 2006.”São dessas parcerias que as entidades precisam para realizar um bom trabalho e auxiliar as pessoas que precisam de nós” relatou o presidente.
De acordo com o representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai/MT), Aroldo Leite, cerca de 70% dos empregos em MT são gerados pela construção civil, por isso é importante que o poder público firme parcerias com entidades para garantir a qualificação do trabalho da população principalmente nos setores que oferecem maior número de empregos diretos e indiretos.
O Curso “Colher na Massa” foi promovido pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação em parceria com o Senai e a Secretaria de Estado, Trabalho, Emprego e Cidadania de Mato Grosso (Setec/MT).