O Governo do Estado irá disponibilizar, a partir do dia 1º de março, a Cédula C de todos os servidores públicos estaduais. O documento estará disponível no Rh dos órgãos de origem e no site da Secretaria de Estado de Administração (SAD) no link Holerite Online.
Para ter acesso a Cédula C pelo site, o servidor deve acessar a página por meio do endereço eletrônico, clicar no link Holerite Online e informar o número da matrícula e do CPF. Caso o número da matrícula não seja aceita, o servidor deve entrar em contato com o Rh do seu órgão de origem.
A Cédula C é um comprovante de rendimentos pagos e de retenção do imposto de renda na fonte, referente ao calendário do ano anterior. No documento está discriminado o rendimento do servidor, os impostos que foram retidos e as contribuições dedutíveis (pensão alimentícia, por exemplo).
O servidor deve estar atento, pois se ele tiver mais de uma matrícula funcional no período que deve ser informado, que é de dezembro de 2005 a novembro de 2006 (exceto órgãos e instituições com receita própria, como o Detran e o Imeq), ele provavelmente terá mais de uma Cédula C.
Todos os servidores do Estado, mesmo os isentos, devem fazer a retirada da Cédula, exceto os terceirizados e estagiários, que devem fazê-lo na empresa a qual são ligados. Qualquer dúvida deve ser esclarecida junto ao RH do órgão de origem do servidor.