O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) programou 17 cursos para qualificar jovens e quem já está no mercado de trabalho: auto cad 2D básico, boas práticas de fabricação, boas práticas de fabricação e procedimentos padrão de higiene operacional, comandos elétricos, iniciação a recursos humanos e departamento pessoal, instalações e manutenção de sistemas prediais automatizados, mecânico de manutenção em motocicletas, montagem, configuração e manutenção de micro computadores, norma regulamentadora 10 – NR básico, pintor de obras, planejamento estratégico, produção de doces e salgados, segurança na operação de caldeiras, técnicas de apoio administrativo.
Além dos que já eram ministrados, a lista conta, agora, com a capacitação em instalações e manutenção de sistemas prediais automatizados. O gerente do SENAI – Sinop, Rubens de Oliveira, disse hoje que a busca por capacitação profissional tem sido boa. Até o mês de maio, foram 1,9 mil matrículas de pessoas em busca de ampliar seus conhecimentos. Entre os cursos mais procurados estão o auto cad 2D básico, comandos elétricos e mecânico de manutenção em motocicletas.
Os da área de construção civil têm tido pouca procura, apesar do crescimento do setor. O gerente explica que essa falta de interesse é uma realidade nacional, considerando que existe muito emprego. Há também pouca procura de qualificação para o setor madeireiro, tanto que o SENAI tem oferecido pouco cursos nessa área.
Rubens aponta ainda que a instituição possui dois grandes públicos, o setor industrial e a comunidade. E que a maioria dos alunos é trabalhadores que buscam atualização e aperfeiçoamento profissional.