O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) segue em sua contínua missão de promover a educação profissional, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, comemorando a criação de seu 10º centro de treinamento no Estado em Colíder (150 Km de Sinop), que será oficialmente inaugurado no dia 04 de agosto.
“Trata-se de mais uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Senai, no intuito de fortalecer as cadeias produtivas e promover o desenvolvimento do setor industrial no Estado”, ressalta o presidente da Fiemt, Mauro Mendes. Com a nova unidade, os segmentos do couro bovino e de animais silvestres serão os principais beneficiados. “O Senai-MT, guiado pelos seus objetivos estratégicos do fomento industrial em todos os seus níveis competitivos, identificou o notável potencial de crescimento que o setor coureiro gera na região de Colíder”, justifica o diretor regional do Senai, Gilberto Gomes de Figueiredo.
Serão atendidos 11 municípios da região (Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo, Nova Santa Helena e Terra Nova do norte). Entre os cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional, além dos serviços técnicos e tecnológicos oferecidos pelo Senai-Colíder estão ‘confecção de pequenos artefatos de couro bovino’; ‘confecção de bolsas’; ‘modelagem de bolsas e pequenos artefatos de couro bovino’; ‘artesanato em couro bovino’; ‘mecânica e manutenção em máquinas’; ‘estilismo de artefatos de couro’; ‘empreendedorismo’; ‘assessoria em utilização e manutenção de máquinas’; ‘assessoria técnica e tecnológica em boas práticas de fabricação’ e ‘tecnologia da informação’, entre outros.
Segundo o diretor regional, Colíder se destaca pelos investimentos na cadeia produtiva bovina, desde o animal vivo até a exportação de artefatos de couro, uma vez que o município, no cenário Médio Norte do Estado, é o pioneiro na implantação de frigoríficos e curtumes. A região é responsável por cerca de 40% da produção frigorífica do Estado.
Mesmo com a inauguração programada para 4 de agosto, as atividades na nova unidade já tiveram início no dia 16 de julho, com duas turmas no curso ‘informática básica’.