Indústrias mato-grossenses interessadas em aprimorar o sistema de gestão contam agora também com uma ferramenta online para oferecer qualificação aos gestores ou colaboradores. Trata-se do Programa de Fundamentos em Gestão Empresarial (PFGE), desenvolvido pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). A iniciativa oferece 16 cursos online, dos quais cinco são gratuitos. As matrículas estão abertas e as qualificações podem ser feitas em módulos ou separadamente, sem exigência de número mínimo de alunos por turma.
O gestor do Nead, Ricardo Caporossi, aponta a flexibilidade como a grande vantagem da proposta, que se adequa à necessidade do estudante ou da empresa parceira, uma vez que os módulos podem ser executados em casa ou no trabalho e a qualquer hora, tudo pela internet. "O programa prepara profissionais para o mercado na medida em que favorece a adaptação do gestor e/ou colaborador aos cenários atuais e altamente competitivos do mercado, potencializando o desenvolvimento de aptidões gerenciais e de negociação", explica Caporossi. Os módulos são realizados num ambiente virtual de aprendizagem, mas os alunos contam com suporte técnico e tutoria. Ambos podem ser solicitados via e-mail sempre que o estudante tiver dúvidas ou precisar de apoio para a operacionalização do curso.
O PFGE abrange a área de gestão, com módulos voltados para os setores Pessoal, Financeiro e Contábil, Mercado, Processos e Projetos. Dentro da proposta, estão os cursos de Gestão de Pessoas e Equipes; Legislação Trabalhista; Gestão de Custos e Formação de Preço; Gestão de Marketing; Planejamento de Negócios; Relacionamento com o Mercado; Técnicas de Negociação; Empreendedorismo; Gestão de Processos; Diagnósticos e Soluções de Problemas; Educação Ambiental; Segurança do Trabalho; Gestão de Projetos; Qualidade em Produtos e Serviços; Inovação e Propriedade Intelectual; e Tecnologia da Informação e Comunicação.