Sinop irá sediar, amanhã, terça-feira, 08, o Seminário sobre Plano Estratégico de Desenvolvimento do Centro-Oeste onde serão discutidas as tendências econômicas e características que cada região ou Município possui.
Lideranças políticas e empresariais da região irão formar uma câmara técnica e levantar as necessidades e a viabilização do desenvolvimento do Centro-Oeste. Essas necessidades serão levantadas através de grupos formados pelos representantes que estarão discutindo ações necessárias para a diversificação econômica de sua região e posteriormente uma ratificação e alteração da proposta apresentada pelo Ministério da Integração.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração, Norival Campos Curado, Sinop é apenas um gestor do plano.
Curado alega que já foram feitas algumas reuniões entre as Secretarias de Indústria e Comércio dos municípios, mas que esta será bastante decisiva. “Apesar de não podermos fazer mais nada para 2005, estaremos calçados para eventuais cobranças a partir de 2006, pois além do lado político estaremos trabalhando, também, o lado técnico da coisa, que é o que mais deverá pesar”, esclarece.
A proposta que os municípios pretendem estar apresentando será a agregação de valores e os benefícios fiscais para que as empresas possam estar buscando novas alternativas e diversificando o ramo de atuação a fim de driblar a crise instalada na região.
“Por que Sinop e toda a região eram tidas, há pouco tempo, como um “Eldorado” e agora são vistas como região de riscos para investimentos? Nossa agência do Banco do Brasil era, das cinco mil existentes, uma das 15 mais rentáveis”, indigna-se o secretário levantando que no início dos anos 70 as cidades foram abertas com incentivos pois vieram para integrar a Amazônia Legal para não entregar.
O Plano de Desenvolvimento está sendo realizado pelo Ministério da Integração Nacional e a Secretaria de Planejamento do Meio Ambiente (Seplan) em apenas duas cidades: Cuiabá e Sinop, onde foram convidados, de Mutum em diante, cerca de 45 municípios para estarem participando.
O Seminário está marcado para acontecer amanhã, das 8h às 18h, em um hotel e deverá contar com o agente do Ministério da Integração, Frederico Valente, diretor da Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste.