Cerca de 40 fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) estão na região de Sinop, vistoriando indústrias madeireiras que aderiram ao Programa Estadual de Regularização Ambiental – Pró-Regularização. A equipe chegou em Sinop na última quinta-feira e deve visitar 38 empresas somente em Sinop, para constatar se os estoques equivalem a quantidade declarada na adesão ao programa. Outra equipe também estará nos municípios de Alta Floresta, Guarantã do Norte e Marcelândia.
O Pró-Regularização foi destinado às madeireiras que ainda possuem estoques de madeira com procedência irregular, e que querem se regularizar. A liberação do produto é feito após o pagamento de uma multa correspondente a 30% do valor total do produto estocado. Após a vistoria nas empresas, a equipe vai iniciar uma fiscalização nas empresas que ainda possuem madeira irregular e não aderiram ao programa.
Segundo o coordenador de Fiscalização Florestal da Sema, Murilo Covezzi, a secretaria está aguardando a possível prorrogação do prazo, pela Assembléia Legislativa, para que mais empresas possam aderir ao programa, que encerrou as adesões no dia 1º de março. Ele ressalta que o número de empresas que aderiu ao programa é considerado muito baixo.