A secretaria estadual de Meio Ambiente emitiu, hoje, a licença de instalação para a construção do terceiro trecho da 1ª ferrovia Estadual de Mato Grosso. Com extensão de 108,4 km, a autorização permite a construção dos trilhos entre Juscimeira e Primavera do Leste. O total de licenças concedidas até agora somam aproximadamente, 180 km de extensão da construção dos trilhos saindo de Rondonópolis, passando por Juscimeira, até Primavera do Leste.
O processo é feito de modo trifásico, com a emissão da Licença Prévia, e, agora, da licença de Instalação. A próxima etapa é a Licença de Operação, que pode ser concedida com a obra pronta, para permitir o funcionamento efetivo do modal.
Foram considerados os estudos e relatórios de impacto ambiental entregues pela empresa, que contêm medidas de monitoramento, controle e mitigação de impactos. A Sema realizou vistorias presenciais no local e acompanhou a realização de audiência pública para ouvir a sociedade mato-grossense, informou a assessoria.
A construção da ferrovia foi articulada pelo governador Mauro Mendes, para colocar Mato Grosso na rota logística nacional. O projeto completo prevê um corredor de 740 km que ligará os municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá, com investimento previsto de R$ 11,2 bilhões.
Há poucos dias, conforme Só Notícias já informou, foi concluído o primeiro viaduto sobre a BR-163 em Rondonópolis por onde passarão os trens até o terminal de cargas e agora começam as obras de terraplanagem no trajeto por onde seguirão os trilhos até Cuiabá.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.