PUBLICIDADE

Sefaz prorroga isenção de ICMS para transporte intermunicipal de cargas

PUBLICIDADE

Os produtores mato-grossenses podem respirar aliviados, pelo menos até julho deste ano. A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) prorrogou o convênio que garante a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços (ICMS) sobre o transporte intermunicipal de cargas. A decisão foi tomada esta semana, após solicitação da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) por meio do Conselho Temático Econômico e Tributário.

Firmado em 2004, o convênio previa o fim da isenção em abril de 2007. “A manutenção do convênio contribui para desonerar a produção, estimulando a economia interna e a produtividade, além de gerar emprego e renda”, avalia o diretor da FIEMT e presidente do Conselho Econômico e Tributário, Gustavo Oliveira. Os principais segmentos beneficiados com o convênio são os de madeira, produtos agrícolas, insumos e carne, matérias-primas que serão beneficiadas e comercializadas com outros Estados.

“Com a isenção, os fornecedores mato-grossenses conseguem preços de fretes mais competitivos em relação aos outros Estados, além da redução do desembolso para escoamento interno da produção”, afirma Oliveira. Para o presidente do Conselho, a isenção não constitui renúncia fiscal ao Estado, já que os impostos são recolhidos nas etapas seguintes da comercialização. “Combustíveis e outros insumos utilizados no transporte respondem por mais de 75% dos custos operacionais, que já são tributados”.

De acordo com o assessor da Sefaz, Múcio Ferreira Ribas, diversos segmentos econômicos estavam preocupados com a não renovação do convênio. “É um resultado muito positivo para Mato Grosso. Precisamos contar com esses incentivos fiscais para atrair novas indústrias”, analisa. A ratificação do convênio garante a isenção do ICMS sobre o transporte intermunicipal de cargas até 31 de julho de 2007.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE