A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, implementará em Sinop, este ano, o programa Cidade Inteligente, que busca otimizar a utilização de recursos conforme as necessidades do município e servir a população. A meta, conforme o secretário Klayton Gonçalves, é desenvolver um pacote de ações para reduzir os números de informalidade e expandir pequenos negócios.
“Temos a previsão de fazer, através da SEDEC, o Centro de Atendimento Empresarial Itinerante, levando a secretaria aos bairros e para abertura de empresas, vamos trabalhar em parcerias para captação de recursos de créditos e qualificação de currículos, assistência técnica, treinamentos e palestras esse ano”, destacou.
Conforme o gestor, o planejamento vai abranger a agricultura familiar. “Na comunidade Felícia temos produtores de leite que estão trabalhando de forma desregularizada, então queremos fazer a conexão deles a cooperativas para a compra dos produtos e oferecer cursos de boas práticas, transformando pequenos agricultores em empresários”.
Ele acrescenta que o programa que buscará crédito para empresas de diversos segmentos e portes não é alcançar somente o quadrilátero central, mas também “o público empreendedor no Camping Club, Alto da Glória, Gleba Mercedes, Gleba Felícia, criando oportunidades nessas regiões que estão em desenvolvimento, pois temos que entender que lá pode haver uma mercearia que acabou de ser aberta e está sem o CNPJ”, concluiu.