O Secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, participou hoje pela manhã, em Brasília, do seminário ‘Gás Natural: Marco Regulatório e Atração de Investimento’, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com participação de especialistas em gás natural da Europa e dos Estados Unidos, além de representantes da indústria e do governo do Brasil.
O presidente da Petrobrás Sérgio Gabrielli abordou o tema do gás natural, com ênfase para os investimentos que serão realizados nos próximos anos. A Petrobrás pretende investir U$ 22,1 bilhões de dólares até 2011, sendo U$ 17,9 bilhões de recursos próprios e 4,2 bilhões de recursos de parceiros.
A pretensão da empresa estatal é produzir até 2011, 70 milhões de metros cúbicos de gás/dia. Atualmente produz 15,8 milhões de m3 e querem passar para 40 milhões de metros cúbicos já em 2008. Devem investir também na construção de gasodutos para melhorar a malha brasileira, com aportes da ordem de U$ 7 bilhões.
O secretário Alexandre Furlan, lembrou a necessidade do poliduto para Mato Grosso, diante da perspectiva de produção de etanol e biodiesel nos próximos anos. “A eventual participação da Petrobrás na MT Gás, apesar de não discutida durante o seminário, também poderá fazer parte da pauta futura de discussões para nosso Estado”, afirma.
O encontro que está sendo realizado, no Setor Bancário Norte, Edifício Roberto Simonsen, em Brasília, será realizado até às 17h desta quarta-feira.