A prefeitura planeja para abril o lançamento da cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O Executivo justifica estar cumprindo ‘etapas’- vistorias de imóveis, conferência de dados – antes de distribuir os carnês para os proprietários. A projeção é receber mais de R$6 milhões, segundo o secretário de Finanças, Silvano Amaral.
Este valor, supera o recebido ano passado, quando dos 13,1 milhões lançados, e cerca de R$5 milhões foram pagos.
O secretário diz que há otimismo quanto ao pagamento do IPTU, pelos contribuintes, com base em políticas específicas que serão adotadas. “Nossa arma será dizer para a sociedade o que será feito com o pagamento do IPTU com investimentos em infra-estrutura, escolas, saúde”, declarou, ao Só Notícias.
Silvano explica que aproximadamente 42 mil carnês devem ser emitidos. De acordo com o planejamento da Secretaria de Finanças, o pagamento do imposto poderá ser realizado em cota única (à vista), com desconto a ser definido mas que deve variar de 15 a 20% de descontos. Em três vezes, será concedido 10% e, quem optar por pagar em seis vezes, não terá descontos. A prefeitura não deve fazer show de prêmios como estratégia para ‘incentivar’ o pagamento, como ocorreu em anos anteriores.