A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios divulgou esta semana uma pesquisa que coloca Cuiabá, Rondonópolis e Sorriso entre as 25 melhores cidades com população entre 500 mil e um milhão de habitantes para montar negócios no Brasil. A capital mato-grossense ficou em terceiro lugar entre as melhores opções para realizar investimentos. O secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smtdet), Osmário Daltro, o desempenho é resultado de um trabalho que está sendo realizado pela administração municipal. “Hoje recebemos grandes empresas de diversos segmentos, com possibilidades de se instalarem em breve no município. Acompanhamos toda parte técnica e mostramos os incentivos que o município pode oferecer, por meio do Programa PróCuiabá. Um exemplo é a empresa Vicunha têxtil, que provavelmente deverá se instalar na capital ainda este ano”, disse.
O segmento de turismo, citado na pesquisa como um dos que apresentam melhores oportunidades de investimentos, para Daltro é somente uma constatação, já que está em plena expansão. “Com o advento da Copa do Mundo em 2014, Cuiabá está ainda mais conhecida, e o setor do turismo com um amplo trabalho a realizar. Por isso estamos investindo na qualificação de profissionais para poder receber esses investidores e que eles possam aproveitar a maior e melhor mão-de-obra em nosso município, gerando assim o que tanto alvejamos, ou seja, emprego e renda para as pessoas que vivem em nossa cidade”, declarou.
O diretor de Indústria, Comércio e Serviços de Cuiabá, Dulcineo Rodrigues comentou que o resultado dessa pesquisa é um indicador para as indústrias e empresas de outras regiões de que se instalar em Cuiabá é uma grande vantagem. “Nossa posição geográfica é vantajosa diante de muitas capitais do país. O Distrito Industrial em breve terá uma ligação ferroviária com o Porto de Santos, proporcionando uma maior abertura para importação e exportação no Estado. Por esse e outros motivos investir em Cuiabá é um grande negócio”, declarou.
A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios citou no seu material a economia que gira hoje no município de Cuiabá. “Os negócios estão centralizados no comércio e na indústria, basicamente a agroindústria. A boa infraestrutura do distrito industrial local e investimentos nas áreas de energia e transportes vêm atraindo empresas das várias regiões do país.”.
A análise levou em consideração dados como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), crescimento no número de empregos, depósitos bancários, Produto Interno Bruto (PIB), índice de potencial de consumo, considerando-se ainda, além do crescimento na década, o do último ano.