Industriais mato-grossenses reuniram-secom o secretário de Infraestrutura (Sinfra), Marcelo Duarte, para discutir sobre a retomada das obras no Estado. Esta é a terceira reunião realizada este ano, com o objetivo de fazer com que o governo se posicione em relação ao programa MT Integrado, que visa interligar os municípios mato-grossenses com pelo menos uma via de acesso pavimentada.
Marcelo Duarte disse que, a partir de maio, o governo começa a pagar os passivos das empresas. Não foi informando o montante. O governo acabou suspendendo pagamento por 90 dias para auditar os contratos. Além disso, licitações que haviam sido canceladas serão licitadas novamente, como as obras na BR-174 e o anel viário de Cuiabá. “A nossa malha viária está abaixo da média nacional e o crescimento do Estado está limitado à infraestrutura. Podemos crescer muito mais se o investimento nessa área for maior, por isso estamos concentrando todos os nossos esforços para conseguir mais recursos”.
Ainda segundo o secretário, será criado um conselho do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) pois, para ele, o Fethab precisa de mudanças, já que o recurso é destinado para outros setores.
Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sincop), José Alexandre Schutze, estas reuniões mostram que o governo do Estado quer agir com transparência. “As construtoras estão conseguindo ter um diálogo franco e direto com a Sinfra, e isto é muito bom, pois cobramos e também somos cobrados, por exemplo, quanto à qualidade das obras e licenciamentos ambientais”.
Na reunião, o representante de um banco Marcus Paulo Neves Brito, falou sobre a importância das construtoras regularizarem pendências, como as licenças ambientais, que podem dificultar os pagamentos.
Uma nova reunião entre os empresários e o secretário será realizada este mês, informa a assessoria.