O secretário Estadual do Desenvolvimento Rural, Meraldo Figueiredo Sá, se reuniu, ontem, com integrantes da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), com secretários de estado e representantes do agronegócio de Mato Grosso do Sul e Paraná, para debaterem soluções logísticas de escoamento da safra de grãos. Os três estados representam mais de 50% da produção agrícola nacional e são os principais usuários do Porto de Paranaguá e unem forças para que obras de expansão do porto e de logística sejam incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A reunião ocorreu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
O superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, informou, ao Dourados Agora, que o porto vem adotando medidas para melhorar as condições de escoamento de grãos. "Nos últimos anos já realizamos projetos de melhorias das vias de acessos, ampliamos o pátio de triagem e, entre outras ações, adquirimos novos guindastes. Mas ainda há muito por ser feito", disse.
De acordo com Dividino, a Appa tem como meta reduzir as filas de acesso ao porto em 35% nos próximos seis meses; reduzir o prêmio negativo ao produtor – deságio que o preço da saca de grãos sofre ao embarcar relacionado com a cotação da soja na Bolsa de Chicago; abrir novos espaços para transferência de cargas; licitar novos terminais portuários em 2013 e estabelecer terminais privados no Paraná até 2016/17, entre outras medidas.
Também foi discutida no encontro a deficiência da BR-163, que liga os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará.