O secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, recebeu hoje o coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), major PM Heverton Mourett, além de representantes de uma companhia de linhas aéreas, dos setores técnicos e jurídicos da Sejusp para discutir a aquisição de um novo helicóptero para o serviço de segurança pública de Mato Grosso.
No encontro foram apresentados os modelos de aeronaves compatíveis com os serviços de transporte de presos, resgate e outros serviços executados no estado. Foram discutidos também, os custos de manutenção e a capacitação de profissionais para receber os novos equipamentos. O modelo proposto para Mato Grosso é o helicóptero Huey II, o mesmo utilizado pela Segurança do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Os acordos firmados entre a Sejusp e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) prevêem uma verba que será investida em uma nova aeronave que auxiliará, principalmente, no combate ao narcotráfico nas regiões de fronteira do estado. Segundo Diógenes Curado, essa foi uma das primeiras tratativas para a aquisição da aeronave. “Analisaremos a questões técnicas e econômicas para comprar o helicóptero que melhor atenda as necessidades do estado”, explica.
O Centro Integrado de Operações Aéreas possui atualmente dois helicópteros – Esquilo H 350. O objetivo do órgão é apoiar as atividades de segurança pública em relação ao policiamento ostensivo e extensivo, as atividades de repressão (como rebelião e assaltos a bancos) e apoio ao policiamento na área de fronteira.
Conforme explicou o major Herventon Morett de Oliveira, o Ciopaer também presta socorro em acidentes, realizando resgate de vítimas, além de apoiar a Defesa Civil. “O Ciopaer também é utilizado para transporte de cargas e pessoas”, finaliza.