PUBLICIDADE

Secretaria e federações de MT apresentam oportunidades de negócios para China e Rússia

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, recebeu hoje, a diretora de Inovação e Tecnologia em Indústria e Comércio do Brasil e China, da BraCham – Associação de Empresas Brasileiras na China para Indústria, Comércio e Tecnologia, Lourdes Cristina Printes. A reunião teve como intuito apresentar as oportunidades de negócios entre o país asiático e Mato Grosso. Também participaram da reunião membros da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso, Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Casa Civil.

Dentre as 15 áreas oportunizadas estão agronegócios, têxtil, metalmecânico, peças para veículos (carros, motocicletas, caminhões, tratores e ônibus), energia solar, eólica, óleos e gás, mineração, eletroeletrônicos em geral, materiais de construção, ferramentas e MRO, produtos de beleza e saúde, hospitalar, softwares e apps, entre outros.

“Nosso objetivo é fazer negócios e desenvolver a indústria brasileira por meio da parceria bilateral, porém temos como preceito o intercâmbio tecnológico, para que ambos sejam beneficiados”, relatou Lourdes Printes.

A BraCham representa cerca de 150 empresas nacionais instaladas em território chinês. É a única associação comercial reconhecida pelos governos chinês e brasileiro. “Já temos laços comerciais com a China em alguns setores, mas acreditamos que podemos ampliar o leque de produtos. E percebemos o quanto eles têm a nos oferece em relação à tecnologia, pesquisa e como mercado consumidor. Essa troca de conhecimentos e possibilidade de investimentos em Mato Grosso nos interessa muito”, ressaltou César Miranda.

Em busca de estabelecer relações comerciais com Mato Grosso, os adidos agrícolas da Embaixada da Rússia, Andrey Yurkov e comercial Viktor Sheremetker, visitaram a Secretaria de Estado de Desenvolvimento de Mato Grosso, ontem, para conhecer os setores de produção do Estado e identificar quais as cadeias mais atrativas para o país.

“A Rússia elabora todos os anos uma lista de países a serem enviados representantes para fazer a prospecção de novos negócios. O Brasil é um local onde vemos grandes possibilidades, viemos saber mais sobre Mato Grosso, o que tem a nos oferecer e quais parcerias comerciais podemos formar. Temos interesse especial na área mineral e na carne bovina”, informou Yurkov.

Na ocasião foram apresentadas aos adidos as principais cadeias produtivas do Estado, a malha logística, a diversidade turística e segurança jurídica e fiscal que Mato Grosso oferta àqueles que investem no Estado. A explanação sobre a carne bovina foi feita pelo diretor de operações do Instituto Mato-grossense da Carne, Bruno de Jesus Andrade.

Em contrapartida, os representantes destacaram a possibilidade de habilitar dois frigoríficos mato-grossenses para visita técnica para posterior exportação de carne para o país russo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...
PUBLICIDADE