PUBLICIDADE

Secretaria disponibilizará dados dos aeroportos, balsas, hidrovias e das ferrovias em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou, esta tarde, que disponibilizará a partir de hoje, informações sobre a infraestrutura e logística de aeroportos, balsas, hidrovias e das ferrovias em Mato Grosso. O objetivo é proporcionar mais transparência sobre as ações realizadas pelo governo estadual, além de orientar as prefeituras para as melhores práticas para solicitar visitas técnicas, projetos, convênios e parcerias para o desenvolvimento da infraestrutura.

De acordo com a assessoria, estão disponíveis as informações sobre os 26 aeroportos e aeródromos públicos em Mato Grosso, outros cinco aeródromos municipais privados, as 12 balsas que têm a autorização para a operação de travessia no Estado, além dos contratos de concessão das rodovias estaduais. Também estarão disponíveis dados sobre os projetos de ferrovia previstos para serem implantados – a Ferrovia da Rumo, a Ferrovia de Integração Centro Oeste e a Ferrogrão – assim que forem implementados em Mato Grosso.

Todos os dados informados no portal fazem parte do levantamento realizado pela Superintendência de Desenvolvimento de Modais, vinculada à Secretaria Adjunta de Logística e Concessões da Sinfra. As informações serão atualizadas regularmente no site da Secretaria.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento de Modais, Maksaíla Campos, a publicação das informações permitirá o acesso aos dados sobre as outorgas de aeroportos, termos de cooperação, de compromisso, contratos, convênios e demais autorizações para operação dos modais. “Está disponível parte da gestão da superintendência de modais até agora. As formas de apoio, as orientações, os convênios firmados com municípios, para ampliar e dar maior publicidade as ações realizadas pelas Sinfra, como também dar conhecimento geral sobre esse assunto e suas pautas. A ideia é ampliar o conhecimento dos cidadãos sobre o que está sendo feito pelo poder público para o incremento ao desenvolvimento logístico”, disse.

Além do cidadão, as prefeituras também se beneficiam com esse conteúdo, de forma prática e clara, sem ter de fazer um requerimento à secretaria via protocolo para obter as informações ou eventuais instruções e, o mais importante, sem a necessidade de se deslocar presencialmente para Cuiabá para formalizar parcerias. Isso porque também estará disponível o modelo de formalização de parceria, para que as prefeituras possam preencher e encaminhar via internet.

“Estamos falando de um estado de dimensões continentais, que é Mato Grosso. Então, com a informação no site, as prefeituras podem ter atendimento de acordo com sua demanda, não enviarão documentação equivocada e passam a ter conhecimento sobre a forma correta de trazer suas demandas para a Sinfra, que são desde serviços, obras, projetos e orientações, vistoria técnica a repasse de recursos, por exemplo”, explicou.

Ainda segundo Maksaíla Campos, a publicação dessas informações vai democratizar o acesso a toda a gestão de modais realizada pelo Estado, além de atrair maiores investimentos para Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE