A Agência de Fomento de Mato Grosso (Desenvolve), vinculada à secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), participará da terceira edição do “Circuito Empreendedor 2020 – Pensando Grande” para os pequenos produtores, na região do Consórcio Portal da Amazônia, em Colíder (157 quilômetros de Sinop). O encontro está previsto para ocorrer em um centro de eventos, localizado na Travessa dos Bandeirantes, no bairro Setor Leste, no dia 19 deste mês.
De acordo com informações da assessoria, o evento é gratuito e moradores dos municípios de Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte podem comparecer fazendo a inscrição no portal do 3º Circuito.
Os agentes de fomento estarão à disposição para atender à população regional, bem como o micro, pequeno, médio empresário e produtor rural, levando informações sobre as linhas de financiamento e orientações sobre como investir em seu próprio negócio, ou até mesmo estimular a criação de novos empreendimentos.
Para fomentar o desenvolvimento na região, a palestra será ofertada aos participantes que terão a oportunidade de conhecer as linhas de crédito da Desenvolve que atendem ao microempreendedor individual, comércio e serviços, turismo, profissional liberal, agronegócio e inovações tecnológicas. “São nove linhas de crédito disponíveis à população. Os juros são diferentes dos bancos convencionais, queremos fomentar negócios locais e ajudar a população a se desenvolver e gerar a própria renda’’, explica o diretor de Desenvolvimento e Crédito, José Roberto Webber.
Entre as linhas disponíveis para empreendimentos ou serviços está o Microcrédito, linha que financia até R$ 20 mil, com juros de 2% ao mês, bônus de adimplência e três meses de carência para começar a pagar, ideal para quem quer investir em seu negócio, garantir o capital de giro, equilibrar o caixa e alavancar sua atividade.
Outra linha disponível é o crédito Agro. Exclusiva de custeio da produção para o mini e pequeno produtor rural que financia até 100% do valor do projeto técnico respeitando o teto de R$ 50 mil por tomador, com juros de 6% ao ano e prazo de carência para pagamento de até 24 meses.