PUBLICIDADE

Secretaria capacita empreendedores em Juara para incentivar pequenos negócios

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Os pequenos negócios representam 72% dos empregos formais criados no Brasil. Pensando em estender esse benefício aos 141 municípios mato-grossenses, a secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico fez ontem, mais uma edição do Circuito Empreendedor, no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Juara (300 quilômetros de Sinop). O projeto desenvolvido pela secretaria Adjunta de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor tem como propósito incentivar e incrementar os pequenos negócios em Mato Grosso por meio de capacitações.

O evento itinerante reuniu centenas de potenciais empreendedores, microempreendedores individuais, empresários de pequeno porte e gestores públicos, em oficinas e palestras, ao longo de todo o dia. As capacitações são voltadas para os participantes dos municípios que formam o Consórcio Vale do Arinos, do qual fazem parte Juara, Brasnorte, Itanhangá, Tabaporã, Novo Horizonte e Porto dos Gaúchos.

As oficinas e serviços têm como temas: compras governamentais, como formalizar uma empresa, cadeias produtivas, linhas de crédito disponibilizadas pela Desenvolve MT, produtos bancários, como aderir ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte, capital de giro e fluxo de caixa, turismo, entre outros. “O Circuito Empreendedor leva conhecimento e informação até os pequenos empreendedores na região onde ele vive e trabalha. Com o evento, eles têm acesso a ações de governo e das entidades parceiras que conjuntamente trabalham para fomentar a economia, diminuir a informalidade, instruí-los e orientá-los sobre o acesso às diversas linhas crédito criadas especificamente para a expansão empresarial”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda.

De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor, Celso Banazeski, cada consórcio visitado pelo circuito mostra o quanto é importante interiorizar esse tipo de iniciativa governamental. “Temos percebido que as pessoas querem aprender a lidar melhor com seu negócio. Levamos informações básicas que muitos desconheciam, a exemplo das linhas de crédito, muitos empreendedores sequer sabem que podem acessar o serviço a juros baixos. Conosco eles aprendem que podem vender a produção para o setor público e que isso não é apenas para as grandes empresas. São diversas as orientações e esclarecimentos que prestamos no Circuito”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE