A definição do saques do FGTS e PIS/Pasep resultou na melhora da Intenção de Consumo das Famílias (ICF) esse mês, na capital, segundo a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado hoje pela Fecomércio. O dinheiro começa ser liberado no próximo mês com previsão de ser injetado mais de R$ 800 milhões na economia do Estado.
Ainda de acordo com a Fecomércio, a pesquisa também reflete o cenário de mudanças na economia, que vem apresentando um crescimento gradual no país, principalmente no mercado de trabalho. A possibilidade dos saques do FGTS e do PIS/Pasep estão estimulando o consumo das famílias em todo o país.
O Intenção de Consumo das Famílias esse mês apresentou alta de 8,2% sobre o mês anterior e 11,9% na comparação com agosto de 2018, chegando a 82,5 pontos. O resultado positivo foi observado nas famílias que recebem até 10 salários mínimos e acima disso, de 8,6% e 5,1%, respectivamente. Sobre o mesmo período do ano passado, a variação foi de 13,4% e de 1,5%.
A alta no mês se relacionou principalmente com as variações positivas nos indicadores Nível de Consumo Atual (13,2%), Perspectiva de Consumo e Renda Atual, com 11,3% cada e Compras a Prazo, com 10,2%. Os demais indicadores da pesquisa também apresentaram resultados que refletem a satisfação das famílias quanto ao emprego, como Emprego Atual (2,8%) e Perspectiva Profissional (6%).
No entanto, o Intenção de Consumo das Famílias tem permanecido abaixo de 100 pontos, zona considerada de insatisfação, desde julho de 2015, quando atingiu 86,2 pontos, completando, assim, 50 meses nesta situação.
As informações são da assessoria.