Os pequenos empreendedores formalizados têm prazo até o dia 31 de janeiro para fazer a declaração de renda do exercício de 2010. Aqueles que deixarem de prestar contas ao ‘leão”, correm o risco de ter o negócio inviabilizado, em função do acúmulo de impostos e multas. O alerta é feito pela coordenadora da Sala do Empreendedor do Município, Jovelina Marques, que aconselha micros e pequenos empresários formalizados a procurarem o contador para fazer a declaração no prazo legal.
Ela explica que quem deixar de fazer a declaração até o final do mês, fica sujeito a multa e pode ser inscrito na dívida ativa, além de enfrentar dificuldades para fazer compras, principalmente aquisições de mercadorias efetuadas fora do Estado que dependem da apresentação do CNPJ. O ideal, segundo a coordenadora, é que os pequenos formalizados procurem o contador responsável pela abertura de firma. O que garante a primeira declaração de graça.
Ela já constatou que esses contadores registraram pouca procura pela declaração anual, até agora. Para manter o negócio legalizado, informa Jovelina, os pequenos empresários devem manter o pagamento da contribuição do INSS que é de 9% do valor da nota, em dia, e fazer a declaração no prazo estipulado. Mais informações podem ser obtidas na Sala do Empreendedor que funciona no piso superior do Palácio da Cidadania – Sede da Prefeitura e pelo telefone 3411.5754, de segunda a sexta-feira, no período das 12 às 18 horas.