Os números recém-publicados pelo ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) mostram uma consolidação de Rondonópolis como principal exportador de Mato Grosso. O município do sul, que no ano passado tomou a liderança histórica de Sorriso, começou bem 2021 e se mantém no topo no primeiro bimestre. Sorriso, em queda, vê a vice-liderança ameaçada por Sapezal, que deu um salto no começo do ano. Novo Mutum também cresceu e figura entre os cinco maiores.
Rondonópolis apresenta crescimento de 14% em relação ao bimestre passado e já acumula U$ 290 milhões em vendas externas, o que corresponde a 13,7% de tudo que Mato Grosso envia para o exterior.
Apesar de uma queda de quase 29% nas vendas (U$ 63 milhões a menos), Sorriso se segura na vice-liderança do ranking estadual, com U$ 156 milhões em exportações. O número é pequeno para o município e muito próximo de Sapezal, que saltou da 8ª posição no final do ano passado para o 3º lugar no primeiro bimestre deste ano. Ao todo, as vendas de Sapezal chegam a U$ 152 milhões.
Primavera do Leste reduziu as exportações em 1,8% e já vendeu U$ 115 milhões, mantendo-se no 4º lugar do ranking estadual. Em Nova Mutum o movimento também é de queda no valor exportado. A redução é de 8,7% com as vendas chegando a U$ 113 milhões. A diferença é que Nova Mutum subiu no ranking estadual e passou da 7ª colocação no final de 2020 para o 5º lugar neste bimestre.
Sinop, que terminou o ano passado em 6º lugar, caiu para o 12º posto, apesar de esboçar uma reação. E Lucas do Rio Verde segue em queda e ocupa a 18º colocação.