Secretários municipais, dirigentes da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contadores se reuniram ontem e discutiram a implantação do sistema de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica no município. A questão levantada pelos contadores foi quanto aos incentivos dados a quem utilizasse o sistema como impulso para que se concretize.
De acordo com a secretária de Receita do município, Valquíria Vicentini, a implantação da nota eletrônica dará mais agilidade às atividades dos contadores, mas a prefeitura precisará investir em equipamentos e novos sistemas que sejam capazes de oferecer os serviços através da internet.
A Secretaria de Governo encaminhará novamente o projeto para apreciação e votação na câmara municipal, onde havia sido apresentado, mas foi retirado da pauta para que as entidades pudessem analisá-lo.
O sistema público de escrituração digital já está aprovado em âmbito nacional e deve entrar em vigor a partir de janeiro de 2009. A Secretaria Estadual de Fazenda realiza, no próximo dia 19, encontro para reunir contabilistas e empresários de Rondonópolis para esclarecer dúvidas sobre o sistema.