sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Resultado da campanha contra aftosa no Estado sai amanhã

PUBLICIDADE

Mato Grosso comemora 15 anos sem registro de ocorrência de febre aftosa. O governador Silval Barbosa participará, amanhã, da divulgação oficial dos números da última etapa Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa de 2010, realizada em novembro em todo rebanho de bovinos e bubalinos, em entrevista coletiva, às 10h, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Na ocasião também será apresentado o número oficial do rebanho mato-grossense, atualizado na etapa de novembro.

Em 2010, o governo do Estado manteve os investimentos e Mato Grosso entra no décimo quinto ano com o status de "livre da febre aftosa com vacinação", reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal. "Mato Grosso é responsável pela venda da carne para mais de 180 países, de acordo com as exigências do mercado internacional e nacional. Agora esperamos que continue crescendo no Brasil e no mundo, com a abertura de novos mercados", pontuou o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Jilson Francisco da Silva.

O presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), Valney Corrêa, assinalou que na faixa de fronteira a expectativa é que 100% do rebanho bovino de zero a 12 meses seja imunizado, já que a realização da vacinação oficial é de responsabilidade de técnicos e veterinários do Indea, nas 584 propriedades, no prazo estipulado. "As aplicações das vacinas são agendadas quando são feitas as notificações aos produtores rurais, garantindo a proteção do rebanho com ações de controle de trânsito em postos fixos de vacinação que funcionam ininterruptamente", destacou.

FRONTEIRA – Aproximadamente 110 mil cabeças de todo rebanho bovino do Estado deverão ser imunizadas na faixa da fronteira, a partir do dia primeiro de fevereiro. Os pecuaristas das 584 propriedades que estão localizadas num raio de 15 quilômetros da fronteira entre Mato Grosso e Bolívia, nos municípios de Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Porto Esperidião devem cumprir o antigo cronograma de imunização dos animais e continuar vacinando o rebanho de zero a 12 meses no mês de fevereiro.

A Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa é coordenada pelo Indea, instituição vinculada à Sedraf; com apoio do Fundo Emergencial de Saúde Animal e a Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Mato Grosso (SFA/MT) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em parceria com o Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa).

Participam da entrevista coletiva, também o secretário Jilson Francisco, o presidente Indea-MT, o superintendente federal do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Mato Grosso, Francisco Moraes Chico Costa, o presidente da Famato e do Fesa, Rui Prado, e o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José João Bernardes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Procon aplica mais de R$ 16 milhões de multas em 57 processos em MT

A Turma Recursal da secretaria Adjunta de Defesa do...

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Donos de 541 mil veículos em Mato Grosso não pagaram IPVA

A secretaria de Fazenda informou, hoje, que donos de...
PUBLICIDADE