PUBLICIDADE

Reduzido ICMS nas compras internas de materiais de construção no Estado

PUBLICIDADE

A Secretaria Estadual de Fazenda equiparou em 10,15% a carga tributária final do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) incidente nas aquisições de materiais de construção feitas nas indústrias mato-grossenses, pelo comércio varejista e atacadista do segmento com a das compras feitas em outros estados. A medida foi solicitada pelo setor.

Em dezembro de 2010, o Estado reduziu a carga tributária do ICMS das aquisições de mercadorias feitas em outros estados por contribuintes de Mato Grosso, de 17,42% para 10,15% do valor da nota fiscal da respectiva operação.

Por conta disso, o setor solicitou a aplicação da mesma carga tributária (10,15%) às saídas de bens e mercadorias promovidas por estabelecimentos industriais mato-grossenses com destino a contribuintes estabelecidos no Estado, com a finalidade de propiciar condições semelhantes de competitividade entre a indústria local e a de outros estados.

Os efeitos do benefício serão retroativos a 1º de julho de 2012. A carga tributária de 10,15% não se aplicará nos casos de operações irregulares ou inidôneas ou quando o destinatário da mercadoria estabelecido em Mato Grosso estiver em situação irregular na Sefaz. Nessas hipóteses, o ICMS cobrado será o equivalente à carga tributária normal (sem redução).

A aplicação do benefício implica renúncia ao crédito do imposto relativo à respectiva operação interestadual de aquisição do bem ou mercadoria. A medida não autoriza a restituição ou compensação de importâncias já pagas ou anteriormente compensadas ou depositadas ao Estado.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...
PUBLICIDADE