Uma análise feita pelo órgão de Defesa do Consumidor (Procon) aponta que cerca de 3,3 mil reclamações foram feitas desde o dia 1º de janeiro até o último dia 31, sendo que a maioria está diretamente ligada a produtos que apresentaram defeitos de fábrica ou outros tipos de problemas: 1.144.
Os assuntos financeiros também estão entre os principais descontentamentos dos sinopenses, com 1.132 pedidos de providências. Cobranças indevidas de tarifas e serviços desconhecidos pelo consumidor em cartões de créditos, bancos, cartões de loja e outros foram relatados pelos consumidores.
Os serviços essenciais (em que relacionam telefonia fixa e celular, energia elétrica e de água) aparecem em terceiro, com 790 reclamações. Já os serviços privados ( tv”s por assinatura, provedores de acesso à internet e outros) tem 159 registros. Entre as principais reclamações estão ainda no setor de habitação (37) e alimentos (2).
Recentemente, a Superintendência de Defesa do Consumidor, em Cuiabá, divulgou os resultados a nível estadual contabilizados até setembro. Na ocasião, foram identificados 9,6 mil pedidos de providências sendo que somente de produtos chegou a pouco mais de 3 mil. A relação foi composta ainda por serviços essenciais (2,7 mil); assuntos financeiros (2,4 mil); serviços privados (1,1 mil); saúde (157); habitação (128) e alimentos (82).