PUBLICIDADE

Receita Federal faz estudos para implantar porto seco em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo)

A equipe técnica da Receita Federal está elaborando estudo para a viabilidade de implantação de porto seco em Sinop e definição do local. O secretário especial da Receita, Marcos Cintra, já garantiu a prefeita Rosana Martinelli (PR) que Sinop terá um terminal alfandegário que agiliza importações e exportações. O porto seco, conhecido também como Estação Aduaneira do Interior (EADI), é um terminal controlado pela Receita onde são executadas operações de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e de bagagem. Os portos do interior foram criados como opção logística para desafogar a movimentação de mercadorias em zonas primárias (portos e aeroportos).

“Queremos colocar Sinop como um grande polo de desenvolvimento de indústrias do Estado de Mato Grosso. E passa pelo porto seco. Nós estivemos em Brasília protocolando na Receita Federal pedido da abertura e possibilidade desse porto seco aqui no município. Fizemos o pedido, agora a Receita está fazendo o estudo técnico da viabilidade para que possa iniciar o processo licitatório da vinda do porto. Os investimentos são de iniciativa privada, mas são organizados pela Receita. Quem libera porto seco é a Receita. Tivemos o sinal verde, esse aval, que agora vai se concretizar através do estudo de viabilidade”, disse Rosana, ao Só Notícias.

“A importância desse porto seco é que ele promove o desenvolvimento, facilita para as empresas exportadoras, principalmente de grãos. A partir do momento da liberação aqui, já é considerada exportada a sua mercadoria. Não precisa levar para Paranaguá (PR), Porto de Santos (SP) ou de São Francisco. A partir do momento, em que é colocada a mercadoria aqui, já é considerado exportado. E, principalmente não só os grãos, que é mais forte, hoje, na nossa região, mas também como outros produtos como madeiras. Esse porto não é só para Sinop e sim para todo o Estado e qualquer pessoa que quer usar”, concluiu.

Em Mato Grosso, Cuiabá é a única cidade que dispõe de um porto seco.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...
PUBLICIDADE