A receita do setor de serviços em Mato Grosso cresceu 20,4% no ano passado, em comparação com o ano anterior. A constatação coloca o Estado na “ponta” do levantamento divulgado, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo apontado como o que apresentou o maior crescimento do país. Em segundo lugar aparece o Distrito Federal, com variação de 15,4%. Já Ceará e Tocantins dividem a terceira colocação, em que ambos tiveram 13% de aumento. As menores taxas de crescimento ocorreram em Sergipe (3%), Piauí (3,4%) e Amapá (4,4%).
O setor inclui serviços prestados às famílias (como alojamento e alimentação) transporte, serviços de informação (audiovisuais), técnicos profissionais, entre outros.
Apesar de registrar o maior crescimento no acumulado do ano passado, Mato Grosso teve variação negativa de 1,1% em dezembro, se comparado ao mesmo mês do ano anterior. Neste período, o maior aumento ocorreu no Distrito Federal (25,1%), seguido por Santa Catarina (12,6%) e Rondônia (12,5%).
Em todo o país, a receita do setor de serviços cresceu 8,4% em dezembro e 8,5% no acumulado do ano passado.