Quem perdeu o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2010 terá que esperar até segunda-feira (3) para baixar uma nova versão do programa gerador do documento. Neste fim de semana, o serviço estará suspenso.
Ontem (30) foi o último dia para a entrega e o número de declarações enviadas pela internet até o fim do prazo superou a expectativa, informou hoje (1º) o supervisor nacional do Imposto de Renda , Joaquim Adir, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.
Segundo ele, só no último dia foram entregues 2,76 milhões de documentos eletrônicos e não foi registrado nenhum tipo de problema na rede de computadores do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
"Superou a expectativa e isso é normal. Recebemos um número bastante significativo. Mas sempre tem alguém que deixa e deve estar entregando atrasado", disse.
Quem não entregou a declaração está sujeito a multa que varia de 1% ao mês a 20% do impostos devido, sendo a multa mínima de R$ 165,74. Muitas declarações já foram processadas e o contribuinte, na segunda-feira (3), poderá consultar o extrato para saber se caiu na malha fina ou se terá a restituição confirmada. Segundo Joaquim Adir, se houver pendência, a pessoa deve retificar as informações o quanto antes para evitar ser autuada pela Receita e pagar multas.
"Hoje, o sistema está fechado, mas a partir de segunda-feira o contribuinte poderá fazer a retificação. E quem não entregou, pode fazer a entrega", acrescentou.
O primeiro lote será liberado no dia 15 de junho e o sétimo no dia 15 de dezembro. A prioridade é para os idosos e para quem entregou no início do prazo e pela internet, caso não haja qualquer pendência.
Joaquim Adir informou ainda que a partir de agora a Receita começa a trabalhar no programa Imposto de Renda Pessoas Física 2011, que não terá mais formulários de papel.