PUBLICIDADE

Quase 1 milhão de animais devem ser vacinados na regional de Alta Floresta

PUBLICIDADE

As mais de 972 mil cabeças de gado que fazem parte da Superintendência Regional do Indea de Alta Floresta, estão sendo vacinadas contra a febre aftosa. A campanha começou no dia 1° de maio e abrange o rebanho com até 24 meses. São seis cidades que integram a unidade, Apiacás, Carlinda, Nova Monte Verde, Paranaíta e Nova Bandeirantes, esta última, com maior distância de Alta Floresta, cerca de 220 km.

Conforme o chefe da regional do órgão, Alessandro Aquino Costa, a maior parte do gado se concentra em Alta Floresta – cerca de 324 mil 849 cabeças com até 2 anos. “Se for avaliado o número de cabeças com o rebanho total – 808 mil com mais de 24 meses- em relação a idade, chegamos a um número bem maior do gado novo. Isso demonstra que o pecuarista não deixa muito tempo o boi no pasto, assim que atinge um peso de mercado, acaba comercializando”, disse. No município, funcionam tês frigoríficos, dois com inspeção estadual e um federal, com demanda de cerca de 1.200 cabeças abatidas diariamente.

Ele relatou ao Só Notícias, que a maior dificuldade na campanha não é a vacinação. Com a seca, as mangueiras e currais estão secos e o manejo fica fácil. O problema, segundo ele, está na comunicação da vacinação pelo pecuarista, junto ao órgão. “Geralmente, o pessoal deixa para fazer a comunicação quase no final do mês e isso nos atrapalha já que muitos funcionários têm que atender o gado que está no parque, durante a Expoalta”, complementou.

Na campanha do ano passado, 99,7% do gado da Regional de Alta Floresta foi vacinado, chegando a 1 milhão e 420 mil cabeças. Muitos pecuaristas aproveitam a primeira etapa contra a aftosa para imunizar o gado contra outras doenças, como é o caso da brucelose (fêmeas), e aplicação de vermifugos e carbúnculo (animais de 4 meses em diante).

Em 2009 Mato Grosso passou a realizar apenas duas etapas de vacinação: em maio para animais de 0 a 24 meses e em novembro para animais de todas as idades. A etapa que era realizada em fevereiro foi eliminada, sendo mantida apenas nos municípios localizados na faixa de fronteira com a Bolívia.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

ANTT aprova aumento nas tarifas de pedágio da BR-163 entre Itiquira e Sinop

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o...

Indústrias e empresas em Nova Mutum admitem 216 funcionários

Empresas e indústrias mutuenses estão contratando 216 funcionários com...

Guarantã do Norte tem o 5º mês seguido de saldo positivo na geração de empregos

As indústrias e empresas em Guarantã geraram 25 empregos...
PUBLICIDADE