Mato Grosso sai na frente ao lançar um programa de qualificação profissional voltado especificamente para as demandas geradas pela Copa de 2014, o “QualiCopa 2014”. O programa terá investimentos de R$ 1,3 milhão e vai ofertar 2014 vagas em 16 cursos diferentes. O governador Blairo Maggi e o presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Mauro Mendes, assinaram o termo de parceria nesta quarta-feira, na sede da Fiemt, em Cuiabá.
O governador lembrou a recente visita que uma comitiva liderada pelo Governo do Estado e alguns empresários realizam à África do Sul para conhecer as atividades desenvolvidas por aquele país e destacou que o trabalho de preparar a cidade deve seguir um planejamento eficiente e envolver não apenas os Governos seja federal, estadual ou municipal, mas todos os segmentos da sociedade.
“O que vamos fazer para receber a Copa vai inserir Mato Grosso no mundo do turismo, dos negócios. Por isso, é fundamental uma associação de investimentos, uma somatória de esforços para que juntos, governo e iniciativa privada, consigamos nos apresentar muito bem ao mundo, atendendo com qualidade a todos os que aqui vierem. Neste sentido, as pessoas são o cartão de visita da cidade e prepará-las para isso é primordial”, afirmou o governador.
Na primeira fase do Qualicopa serão disponibilizadas 1.119 vagas em cinco cidades, Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento e Poconé. As demais serão abertas ainda este ano. Os cursos contemplam diversas áreas e foram escolhidos para suprir os setores que, num primeiro momento, mais demandarão mão-de-obra capacitada.
A Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) será a responsável pela coordenação do programa e o Senai-MT pelos treinamentos. Entre os cursos ofertados estão administração financeira e contábil, telemarketing, informática, técnicas de vendas, montador e mantenedor de microcomputador, recepção e atendimento ao público, mecânico de automóveis, mecânico de moto, panificação e confeitaria, corte e costura, soldagem de eletrodo revestido, aplicador de revestimento cerâmico, auxiliar de gestão administrativa e recepcionista com ênfase em rede hoteleira. Alguns, como este último, incluem conteúdo básico de inglês.
”De 2003 até hoje já capacitamos mais de 70 mil trabalhadores. Só este ano já treinamos mais de nove mil pessoas num investimento superior a R$ 3 milhões. Com esse projeto continuaremos na nossa missão de preparar o trabalhador e nos colocaremos como pioneiros entre os estados brasileiros na qualificação de pessoas para a Copa”, afirmou a secretária da Setecs, Terezinha Maggi, que adiantou que o Governo também irá firmar uma parceria com o Senac para qualificação para Copa.
Para o presidente do Sistema Fiemt, Mauro Mendes, com a Copa de 2014, Mato Grosso e Cuiabá vão conceber e executar programas importantes para seu crescimento e desenvolvimento.
“O QualiCopa é a primeira oportunidade de pôr em prática um processo de crescimento e desenvolvimento. É o pontapé inicial, uma iniciativa que representa o que faremos nos próximos anos. Preparar os mato-grossenses para atender as demandas da Copa 2014 é desafiador e requer parcerias como esta que, mais uma vez, firmamos com o Governo do Estado”, afirma Mendes.