PUBLICIDADE

QualiCopa abre mais 2014 vagas para qualificação gratuita em MT

PUBLICIDADE

 

Trabalhadores desempregados em busca de qualificação profissional terão no novo pacote de cursos profissionalizantes voltados à Copa de 2014, que será lançado pelo governo do Estado amanhã, uma oportunidade extra para se preparar para o exigente mercado de trabalho atual.

Com investimentos de R$1,3 milhão e a abertura de um total de 2014 vagas distribuídas em 66 turmas, o lançamento do QualiCopa será às 17 horas, no Centro de Educação Profissional do Varejo, na Avenida Lavapés, no bairro Duque de Caxias, em Cuiabá e contará com a presença do govenador Blairo Maggi, da secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi e representantes das instituições envolvidas com o projeto.

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), este é o segundo pacote de qualificação profissional lançado pelo governo em 2009 – no primeiro, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), foram liberados R$ 1,3 milhão e abertas 2014 vagas.

No 2º QualiCopa, inicialmente, serão abertas vagas para os cursos de camareira, administração de serviços domésticos, porteiro e vendedor. A partir de janeiro de 2010 serão abertas inscrições para os cursos de recepcionista, almoxarife, operador de telemarketing, operador de caixa, atendente de lanchonete, frentista, recepcionista de eventos, auxiliar administrativo, entre outros.   

De acordo com a superintendente de qualificação profissional da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego Cidadania e Assistência Social (Setecs), Rosamaria Carvalho, a decisão de abrir poucas turmas nessa primeira fase, deve-se à proximidade da realização dos cursos com o período natalino, ocasião em que muitos trabalhadores conseguem empregos temporários e poderiam ser forçados a deixar o curso. 

 “Alguma turmas começam já depois do lançamento do programa, mas a grande maioria inicia no próximo ano. Tivemos esse cuidado pensando em evitar uma possível evasão dos alunos por sabermos que um número significativo encontra trabalho na época do Natal e precisam estar livres para aproveitar a chance”, comentou Rosamaria.

A superintendente também esclarece que, embora os cursos visem atender as vagas que serão geradas com a copa do mundo, a escolha das áreas se deu com base em demandas de qualificação já existentes atualmente. “Elas já apresentam carência de mão-de-obra qualificada e com o advento da copa essas demandas se intensificarão e é preciso conseguir atender”.

As inscrições para os 12 cursos poderão ser realizadas entre os dias 16 e 17 de novembro, no Ganha Tempo, e na unidade do Senac, ambos localizados no centro de Cuiabá. O resultado dos selecionados para os cursos será divulgado no dia 20 e as matrículas deverão ser feitas somente no dia 23, nos mesmos locais de inscrição. As aulas começarão no dia 24 de novembro.

Os documentos necessários para a inscrição são: Carteira de Trabalho, RG, CPF e inscrição no Sine. Para a matrícula são requeridos os mesmos documentos da inscrição mais um comprovante de escolaridade conforme o curso escolhido.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal mantém suspensa taxa de segurança cobrada de empresas em Mato Grosso

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso reafirmou, em...

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...
PUBLICIDADE