A determinação da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) que prorroga o vencimento das Guias Florestais (GF) em até mais cinco dias foi avaliada positivamente pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Mato Grosso (Sindusmad). As guias, que autorizam o transporte de produtores florestais, possuem validade de seis dias para transitar dentro do Estado, e mais dez dias de prazo para as operações interestaduais.
Atualmente, a guia pode ser prorrogada em seu vencimento por mais três dias, estando vencida ou após 24 horas ultrapassado o prazo. Pela determinação, além destes três dias, poderá ser prorrogada por mais cinco dias.
Para o presidente do Sindusmad, Jaldes Langer, além de trazer benefícios para as indústrias madeireiras, que enfrentam dificuldades na trafegabilidade na região, principalmente no período chuvoso, a medida vai beneficiar a Sema. “Com o vencimento da guia, era necessário o cancelamento e emissão de outro documento”, destacou.
Langer disse ainda que, com as fortes chuvas, áreas de mata ficam intransitáveis e caminhões ficam dias impedidos de tráfegar. Todos os anos, Sinop, que é considerada capital do setor de base florestal do Mato Grosso, e outros municípios da região, enfrentam esses problemas.
Para ser prorrogada, é necessário que a guia já tenha sido prorrogada por três dias, e além disso, os fiscais da Sema ou do Indea terão que fazer uma vistoria completa na carga transportada para que seja emitido um laudo a ser analisado e aprovado pelo supervisor.