A Companhia Mato-grossense de Mineração do Estado de Mato Grosso (Metamat) vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) está realizando hoje, em Cuiabá, um evento que reúne representantes das maiores empresas do setor mineral. Com o objetivo de discutir as prioridades para alavancar os projetos na referida área, o Workshop Mineração do Estado de Mato Grosso acontece no auditório da Fecomércio, hoje.
"É um evento importante para o setor mineral para discutir questões que norteiam a área da mineração, como está o setor e os investimentos necessários para fomentar a atividade mineral no Estado de Mato Grosso", destacou o presidente da Metamat, João Justino Paes Barros.
Segundo João Justino, nos últimos dois anos o setor vive um desenvolvimento mais acelerado, com o aumento das commodities e que exige mais investimentos. O encontro é para sentir os gargalos que devem ser rompidos para alavancar/incrementar o setor mineral e avaliar principalmente onde o Estado pode avançar.
O apoio de logística e transporte é apontado como um dos entraves. A expectativa é de que com a retomada da ferrovia (Ferronorte) e consequentemente sua conclusão e da hidrovia, a mineração conquiste mais espaço. A exploração de ferro é um dos projetos que não tem como ser escoado sem a ferrovia.
"Mato Grosso tem um potencial imenso não para ser descoberto, já está descoberto. Precisamos transformar isso em jazidas e posteriormente em minas. É necessário unir forças nesse propósito; andar juntos, empresários, governos Federal e estadual", lembrou João Justino.
O Workshop conta com a presença do secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, representando o governador Silval Barbosa, deputado Ademir Brunetto, representante da Assembleia Legislativa, empresários do setor e geólogos.
Na solenidade foi empossado o presidente da Associação de Geólogos de Mato Grosso (Agemat), André Luiz da Silva Molina assumiu no lugar de Salatiel Araújo.