A Prefeitura de Sinop iniciou os trabalhos de captação de recursos necessários para implantação e desenvolvimento do projeto "Sinop Sustentável". A ação deve promover a recuperação de áreas degradadas em pequenas e médias propriedades rurais com destaque a novas alternativas de renda. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Rodrigues, já apresentou e protocolou o projeto junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDS, no Rio de Janeiro. “O projeto visa o desenvolvimento de várias ações, entre elas, capacitação e programas de conscientização ambiental que vão ajudar os produtores nas questões legais e técnicas ligadas a preservação das áreas de reserva legal”, disse Rodriguês.
O diferencial do "Sinop Sustentável" é a questão ambiental aliada a implantação de novas alternativas de geração de renda para agricultura familiar. A proposta abrange a organização e o fortalecimento das cooperativas e associações de produtores rurais de Sinop e o financiamento para recuperação de 1.032 hectares de áreas de Preservação Permanentes do município, localizados em 600 propriedades rurais.
De acordo com Rodrigues, a recuperação destas áreas vai potencializar aspectos produtivos através de espécies apícolas e frutíferas nativas da região. Além da regeneração de Áreas de Preservação Permanente Degradada (APPD), o projeto prevê a implantação de um pólo de produção de Látex em Sinop por meio de financiamento do plantio de 3.588 hectares de seringa nas áreas adjacentes as APPD recuperadas pelos produtores .
Com a implantação do projeto serão gerados aproximadamente 3,5 mil empregos diretos no município.