O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural do Estado de Mato Grosso, Neldo Egon Weirich, juntamente com presidente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Médio Araguaia, prefeito de Água Boa, Maurício Cardoso Tonhá, estiveram na sede da Petrobras Distribuidora (BR), no Rio de Janeiro, acompanhados de representantes das empresas Canuanã e Engevix. O objetivo foi a apresentação de um pré-projeto para instalação de uma indústria de biocombustível na região do Araguaia.
“O nosso Estado, por ser fundamentalmente agrícola, precisa de empreendimentos dessa natureza. Por isso, na medida do possível daremos nossa contribuição para a efetivação desse projeto, que com certeza será importante não só para a região Araguaia como também para todo o Estado, já que há outros empresários interessados em trabalhar o mesmo projeto em outras regiões do Mato Grosso”, avalia. O secretário também comentou a contribuição que a instalação de uma indústria de biocombustível pode dar para as famílias de pequenos produtores rurais da agricultura familiar, já que são elas que vão oferecer a matéria prima para a produção do biocombustível.
Na ocasião, os empresários Luiz Fernando Massari (Canuanã Empreendimentos), Gerson de Mello Almada e Romeu Costa (Engevix Engenharia/S.A), expuseram tecnicamente todas as vantagens da instalação de uma indústria de Biocombustível na região Araguaia. Os executivos da Petrobras – José Carlos Gameiro Miragaya (diretor de Gás e Biocombustíveis), Mozart Schmitt Queiros (gerente executivo) e José Carlos Espinosa (da diretoria geral) – se interessaram pelo empreendimento e se pré-dispuseram a conhecer melhor o projeto. De acordo com os diretores, a Petrobras vai acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos de instalação da indústria e há grandes possibilidades de apoio.
O prefeito Maurício Tonhá se disse satisfeito com os resultados da reunião, já que foi ele quem intermediou todo o trâmite entre os empresários, Petrobras e Governo do Estado de Mato Grosso. Durante a reunião, ele fez uma apresentação do potencial agrícola e produtivo do Vale do Araguaia. “Apesar de ainda termos deficiências em nossa infra-estrutura, temos muito a oferecer a essa empresa que está se instalando em Água Boa”, explica.
No segmento de gás natural, a Petrobras tem participação em 14 empresas distribuidoras nos diferentes Estados brasileiros, cujos projetos continuam sendo desenvolvidos para atendimento industrial, doméstico, geração e co-geração de energia.