As casas contêiner, uma das inovações eologicamente sustentáveis, no exterior, também está sendo apresentada em Sinop. Os contêiners usados para exportar inúmeros produtos estão sendo reutilizados e transformados em casas, escritórios, alojamentos, depósitos, banheiros e para outras finalidades.
Uma das casas demonstrativas foi colocada na avenida das Embaúbas (próximo ao Posto Ingás). Tem aproximadamente 3 x 12 metros, com quarto para casal, banheiro, cozinha-sala estar. O projeto foi desenvolvido pela Econteiner, que está produzindo módulos habitáveis e comerciais em Sinop. Os contêiners são comprados em outros Estados e em Sinop é feito processo de transformação para casas e outras finalidades. Quando estão prontas (e vendidas) são levadas, em carreta e, com auxílio de guincho, colocadas em terrenos comerciais, sítios ou fazendas.
O investimento varia de acordo com o tamanho e as instalações internas (móveis). O empresário Paulo Guimarães, da Econtêiner, disse que têm “ótimo custo benefício, segurança e durabilidade” e há também a unidade reefer para atender as necessidades dos setores que precisam estocar e transportar número maior de produtos em determinadas épocas.