PUBLICIDADE

Projeto ‘escola de energia’ cria novas oportunidades no mercado de trabalho de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Assessoria

“O projeto mudou minha vida”, a frase é do eletricista, José Claudio Neto, um dos participantes da “Escola de Energia”, uma parceria da Energisa com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O projeto qualifica, desenvolve competências e prepara profissionais para o mercado de trabalho no setor de energético.

José Neto lembra, que antes da “Escola da Energia” ficou quase dois anos desempregado. “Um colega da igreja mencionou o curso e apesar de não saber nada sobre a área, fui participar. Vi ali uma oportunidade para mudar de vida”, conta.

À medida que o curso foi acontecendo, Neto se apaixonou pela profissão. “A parte teórica era sempre mais difícil, confesso, mas adoro a parte prática do trabalho”, diz. Após o curso de eletricista em redes de distribuição na “Escola de Energia” José conseguiu uma oportunidade como eletricista na Energisa. “Demorou um pouco, mas hoje estou empregado e feliz com o que eu faço”, comemora.

A história de José Neto é a grande inspiração do projeto. Em 2019, a parceria qualificou 280 profissionais, em 12 turmas realizadas em sete municípios: Cuiabá, Cáceres, Barra do Garças, Rondonópolis, Confresa, Alta Floresta e Sinop.

“Já são nove turmas concluídas e três serão encerradas até fevereiro de 2020”, informou a analista de Recursos Humanos da Energisa, Shirlei Soares e Silva Carvalho.

Ela destaca que a formação de mão de obra para o setor é o foco da parceria. “O projeto reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento do Estado, além de criar novas oportunidades para os que buscam ingressar no mercado de trabalho”, avalia.

Uma novidade em 2019 foi a abertura de duas turmas, em Confresa e Alta Floresta. “Tivemos uma demanda para essa localidades, e junto com o Senai conseguimos levar uma turma para cada cidade. O setor de energia elétrica no Brasil é muito promissor, fundamental e estratégico para assegurar o desenvolvimento econômico do país. Por isso, é essencial termos profissionais cada vez mais qualificados e preparados para o mercado”, reforça Shirlei.

Para o gerente de Educação do Senai/MT, Carlos Braguini,  o projeto oportuniza a formação de trabalhadores em um segmento de alta empregabilidade e relevância socioeconômica. “Permite que as pessoas ampliem sua chance de trabalho a partir de uma formação técnica específica, cujo mercado apresenta excelentes oportunidades. E a Energisa é um parceiro estratégico do Senai na formação desses profissionais qualificados e na criação de oportunidades dentro do mercado de trabalho”, ressalta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE